sexta-feira, 16 de março de 2018

O corcunda de Notre-Dame


Resultado de imagem para o corcunda de notre dame capa do livro
Autor:Victor Hugo
Adaptação: Jiro Takahashi
Editora: Editora Scipione
Ano: 1802-1885, adaptação 1997
Gênero: Literatura trágica.
Páginas: 118
Minha classificação: 5/5
Sinopse: Segundo o autor, a história baseia-se numa inscrição em grego feito numa torre da Catedral de Notre-Dame, que significa “fatalidade”. Gravada em 1842, pelo arcediago D.Claude Frollo, refere-se à paixão incontrolável que ele nutria por Esmeralda, jovem dançarina crescida entre ciganos. Quasímodo, o corcunda que fora criado por D. Claude e tornara-se sineiro da catedral, também era apaixonado por ela, e acaba agindo como um herói para salvar sua amada.

Minha Opinião:Um livro clássico e que eu conhecia por outro história. A história se passa na Paris de 1482, e continha a igreja de Notre-dame, cujo seu padre era D. Claude e que também era um pesquisador e alguns o consideravam como louco, na parede da igreja continha a palavra "ANAΓKH” que significa fatalidade.
A história começa com uma senhora que deu a luz a uma linda menina, que logo após e raptada, e assim ela culpa os ciganos sempre. Enquanto isso na igreja aparece um bebe horrível que ninguém quer pegar e assim o padre o cria, tendo o nome de Quasimodo.
Passados tempos, a pequena menina cresceu com os ciganos, e teve o nome de Esmeralda é se tornou desejada e cobiçada por todos, inclusive Capitão Febo, o padre D. Claude e Quasimodo.
Depois de muitos acontecidos e brigas por Esmeralda, o povo acha que Febo faleceu e por conta disso Esmeralda e condenada à morte, e Quasimodo salva-a, mas o padre a persegue como um louco.
Numa noite na igreja o povo se rebela e acontece uma longa briga com direito a fogo, agua quente e tudo mais. A história tem um fim trágico (que vou deixá-los curiosos hehe), e lindo ao mesmo tempo. Vale a pena acrescentar mais esse clássico a sua lista de leitura.
Citações do livro:“É que cumpro um voto para encontrar meus pais. Este amuleto perderia o poder. Mas, agora, que me importa? Sinto que não vou mais encontra-los.” – Esmeralda para Febo.
“Sou surdo, mas você pode falar comigo por gestos, por sinais...” – Quasimodo para Esmeralda.
“Porem, aproximando dois anos depois desses acontecimentos, quando alguns oficiais foram a Montfaucon para investigar sobre um certo cadáver, encontraram num canto dois esqueletos estranhamente abraçados. Um desses era de uma mulher, e era de um homem que tinha a coluna vertebral desviada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário